Empório Grão-Vizir – Um novo olhar sobre as especiarias.

A Grão-Vizir Masalas & Especiarias é um achado! No simpático bairro da Vila Romana, zona Oeste de São Paulo, criada a partir de uma necessidade de seu idealizador Marcelo Nastari. A ideia surgiu, como tudo que é precioso, de um hobby que se tornou uma paixão, em 2002 Marcelo percebeu como era difícil encontrar os ingredientes para fazer a alquimia dos temperos, que são a base do seu trabalho, tudo tinha de ser adquirido em grande quantidade, por isso mesmo ele resolveu dividir seus conhecimentos oferecendo suas masalas para, o que na época ainda não era muito comum, os amantes da gastronomia.

GV

O que é uma masala? Como é o início de toda essa história vale a pena parar um minuto para entender o conceito. Masalas nada mais são do que uma combinação de temperos, ervas ou especiarias. Podem ser secas, as Garam Masalas, podem ser em pasta, as Green Masalas e podem ser uma bebida, os Tchai Masalas. Algumas masalas fazem parte do nosso cotidiano mas passam quase desapercebidas, é o caso do curry, considerado por muitos um tempero único mas que na verdade é uma mistura de especiarias como gengibre, cúrcuma, pimenta do reino e cominho. As ervas de provence, o bouquet garni e o pesto italiano são exemplos de masalas oriundas da região mediterrânea.

Logo após notar o crescente interesse do público pelos conceitos e pelos novos sabores surgiu a Grão-Vizir, com a finalidade de produzir essas joias voltadas à gastronomia.

GV2

O que mais me encantou na loja, além de sua charmosa decoração, é o carinho como são tratados os temperos, tudo muito bem pensado para que os clientes possam aproveitar integralmente os aromas e os sabores das especiarias, ouso dizer que a loja é o equivalente para os temperos ao que uma adega significaria para os vinhos, tamanho o cuidado e preciosismo.

Como se já não bastasse tudo isso, os clientes podem experimentar e aprender as características de várias especiarias, algumas para as quais eu ainda não tinha sido apresentado, contando com a acessória dos proprietários Marcelo e Marly, sempre presentes na loja, que além de darem uma aula de conhecimento, tem sempre novas ideias de como empregar os temperos, de tão simpáticos, já valem a visita.

GV4

A Grão-Vizir também é um lugar onde se encontram inúmeros utensílios e presentes, todos obviamente relacionados aos chás e temperos vendidos na loja, além dos produtos de fabricação própria como os antepastos, os kits, como os de arroz com thai e o de cuscuz marroquino à la kama, o bolo de reis, o bolo grão-vizir e a calda de vinho.

Por si só a calda de vinho merecia uma matéria exclusiva, maravilhosa, me faltam palavras para descrever seu sabor incrível, pode ser usada como um calda doce, acompanhando carnes exóticas e é uma ótima alternativa à redução de aceto balsâmico com sua belíssima cor de rubi, experimente!

GV3

O bairro é charmoso, a loja é linda, estacionar é fácil, o horário é ótimo, todos os dias até as 20:00 e aos sábados até às 15:00, os preços dos chá e temperos são bons, variam entre 11 e 18 reais e se tudo isso não te animar, você ainda pode entrar no site da loja e comprar tudo online!

As especiarias, suas histórias e origens estão intrinsecamente ligadas a história da humanidade, seus aromas e sabores são uma maneira muito poética de viajar pelo mundo sem sair de casa. Eu gostei e tenho certeza de que você também vai gostar. Recomendo!

Eduardo Seyrer


Grão-Vizir Masalas & Especiarias

Rua Marcelina, 563
Vila Romana – São Paulo – SP
Tel: (11) 3869 4559 – 2649 4559
http://www.graovizirespeciarias.com.br/

 

 

2 respostas para “Empório Grão-Vizir – Um novo olhar sobre as especiarias.”

  1. Bom dia acabei de ver a matéria no PEGN…amei a loja!
    Tenho vontade de experimentar uma bebida chamada “Tchai” vc tem os ingrediente para esta?

  2. Adorei saber que existe uma loja com tudo isto: tempero que praticamente nunca encontramos principalmente aqui no Rio de Janeiro/RJ. Comprarei via on-line daqui para frente. Muito bom saber disto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *