Dando uma vasculhada pelo universo acadêmico, encontrei um Curso de Difusão, que no mínimo será um delírio para quem ama São Paulo, história e sobretudo CERVEJA. O Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá convida os curiosos a vivenciar “Cerveja e Cidade – Um Gole de História na Urbanização de São Paulo (1870- 1930) ”.

O curso que acontecerá entre os meses de setembro e outubro, parte da experiência do diálogo entre a História e o Urbanismo, explorando a complexidade do patrimônio industrial de uma cidade como São Paulo. O período adotado como recorte historiográfico permeia as últimas décadas do século XIX e início do século XX, em que surgiram na cidade as primeiras ferrovias e as primeiras indústrias, com destaque para a instalação de algumas cervejarias. Baseando-se na tríade ferrovia-imigração-fábrica, é possível distinguir os elementos que compõem a urbanização paulistana, tendo o foco na Companhia Antarctica Paulista que, além de ser uma fábrica de bebidas, construiu uma série de outros equipamentos urbanos em São Paulo.

Quem administra o curso é o mestre em Urbanismo e bacharelado em história Diógenes Sousa, dá uma olhada na programação que ele fez pra gente;

05 de setembro |Aula 1
Aspectos socioculturais das origens da cerveja no Brasil
Os primórdios do consumo da bebida e sua implementação no país.

12 de setembro | Aula 2
Nos trilhos da cidade a cerveja ganha espaço
A atuação do complexo ferroviário como disseminador das primeiras cervejarias industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

19 de setembro | Aula 3
São Paulo e seus locais de sociabilidade na virada do século XX
A vida boêmia se apresenta cada vez mais pulsante com as novas maneiras de se morar na cidade de São Paulo.

26 de setembro | Aula 4
História e Memória – Cerveja no cotidiano-
Trazer à tona as memórias afetivas sobre como a cerveja está presente no nosso dia a dia.

03 de outubro | Aula 5
Equipamentos Urbanos provenientes de uma cervejaria
Demonstração dos equipamentos construídos por uma fábrica de bebidas que contribuíram para a urbanização da cidade.

10 de outubro | Aula 6
Patrimônio e Cerveja
Apontamentos sobre patrimônio industrial que nos ajudam a entender questões relacionadas ao período industrial paulistano e usos e desusos deste parque industrial.

E ai pareceu bom? E é….. se liga nos detalhes para as inscrições que começaram hoje e rola até dia 13 de agosto de 2017 no link http://bit.ly/2vf91g7

IMPORTANTE: haverá seleção.
O cadastro da pré-inscrição não garante a vaga no curso.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Ordem de inscrição e análise de justificativa de intenção.

RESULTADO DA SELEÇÃO
Até dia 29 de agosto de 2017 selecionados e não selecionados serão comunicados por email.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO
Devido à carga horária do curso, para a obtenção do certificado, será necessária a presença do aluno em TODAS as aulas (confirmada pela ASSINATURA
OBRIGATÓRIA na lista de presença que estará disponível em cada encontro), bem como sua participação nas atividades. Frequência mínima exigida de 85%. Carga horária mínima de 15h18 para aprovação do aluno.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Centro de Preservação Cultural CPC-USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela vista – São Paulo – SP
Tel 11 2648-1501


Carla Palmieri

Carla Palmieri é uma Mulher feliz. Graduada em jornalismo, utiliza sua formação para compartilhar com seus leitores seus conhecimentos e experiências em revistas, jornais e portais de internet. Hoje seus principais interesses são gastronomia, gastro-turismo e moda. Amanhã, quem sabe que área terá o prazer dos seus insights?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *