Viagem a ilha do Amor – São Luiz do Maranhão….

Hello queridos…….sumi né? Mas para tudo existe sempre um motivo plausível..rs…..e o meu é mais do que justificado, eu fugi literalmente em busca de conhecimento, amor e dias de nadismo…..O destino da vez? Maranhão….Se eu fosse resumir em uma só palavra este lugar mágico, eu diria “SURREAL”, By the way, esta provavelmente tenha sido a palavra que eu tenha mais usado nos meus dias de descobertas maranhenses….rs…Vivi perigosamente pelos lugares que percorri…..e trouxe lembranças que certamente durará uma eternidade em minha mente….

Vocês sabiam que São Luís foi a única cidade brasileira fundada por franceses? O que de inicio me deixou um bocado confusa…Ela é conhecida como “Cidade dos Azulejos”; devido a arquitetura e decoração azulejada frontal dos antigos casarões, proveniente de Portugal…por fim havia um motivo evidente, a cidade terminou de ser colonizada por portugueses, of course! rs

Museus como Casa do Maranhão, Cafua das Mercês e Centro de Cultura Popular oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor a história das festas e rituais. Em junho e julho, a alta temporada, dezenas de grupos de “boi” se apresentam no Centro Histórico e nos bairros, circundados por barracas de comidas típicas como tapioca, arroz-de-cuxá, torta de camarão e doce de bacuri.

Preparem-se para os banhos gelados e as trocas de roupas incessantes….risos….o lugar é bastante úmido e abafado para minutos depois rolar umas chuvaradas que fazem o asfalto e a vegetação das praças reluzir……em um dia só você vai se deparar com três tipos de “céus” diferentes; ora sol, ora chuva, ora nublado……e por favor desejem que este fenônemo aconteça….rs….o tal efeito climático curioso para mim foi algo lindo de se observar…..

Andando por SLM eu sentia, a cada passo,  os poemas de Gonçalves Dias, Graça Aranha…..os romances de Aluísio de Azevedo…..além disso, os ritmos cadenciados, o reggae, o forró estão por toda a parte, transbordando alegria e sensualidade….não é a toa que SLM é conhecido como a “Ilha do Amor”…hahahahaha, adorei! E lá de fato você se sentirá com o passar dos dias mais sexy, bronzeada e transbordada de intrigantes vibrações…..hahahaha sério, este nome “Ilha do Amor” foi atribuído em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega…

Praias são váriassssssssssssss, mas uma em particular me fascinou bastante a Praia Aracagi, ela é toda cercada por dunas e vegetação rasteira….e ali com toda certeza do mundo, você conseguirá mesmo que por pouco tempo, resgatar um poquinho de sua paz…..vale a visita, e ela fica apenas há 19 quilometros do centro da cidade….e para os mais corajosos, se joguem numa bike……prazer garantido!

Ahhhhhhhhhh comida, a culinária Maranhense é eclética, saborosa e colorida…..Dos portugueses foram herdados os ensopados, guisados e os cozidos, aos quais foram acrescidos quiabo, jerimum, batata-doce, cará, inhame, mandioca e outros componentes conhecidos por negros e indios…ao longo do tempo os maranhenses foram adaptando estes pratos aos seus ingredientes e ao seu paladar. Peixes, camarões, caranguejos e mariscos são o forte da culinária e podem ser servidos de diversas formas….Foram vários experimentos, todos de dar água na boca literalmente! Ir a SLM e nao provar a carne de sol com purê de macaxeira de um restaurante chamado  Cabana do Sol, vocês cometerão um erro gravissimo, hahahaha!!! Outra dica se você é do tipo “amo caranguejo”você tem que parar obrigatoriamente na barraca do Chef , ali por apenas R$ 8,00 você experimentará a melhor casquinha de caranguejo do mundo e não estou exagerando….eu mal comecei a comer a primeira e já imaginava a segunda rodada desta maravilhosa entrada….. 

A melhor casquinha do mundo! rs

E ai encantados? Só para você ter uma idéia meu corpo tá aqui….minha cabeça tá lá e sinceramente espero que tudo venha aos poucos, mas bem devagarinho..ainda quero ficar com a minha sensação maranhense por mais um pouquinho,rs…..e em breve terminarei meu convencimento neste blog…..A pergunta que deixarei no ar…Existe algo mais fascinante que SLM? Sim existe as lagoas cheias dos Lencóis Maranhenses….aguardem, amanhã conto mais!

Ah e mais uma coisinha, esta viagem teve um motivo especial e no momento que eu a iniciei, eu comecei a acreditar na Física da busca….uma força tão real quanto a lei da gravidade….a regra é a seguinte; se você tiver coragem de largar tudo que lhe é familiar e confortante, que pode ser a sua casa ou arrependimentos e sair em uma busca pela verdade e pelo amor…. seja ela externa ou interna…se conseguir perceber alguns sinais pelo caminho, se aceitar algumas pessoas como seus mestres… e se estiver preparada para enfrentar e perdoar as realidades dificeis sobre si mesma, a verdade não será retida de você…Isso me foi revelado no MA….e é somente viajando que o universo nos proporciona estes experimentos cósmicos….e eu só tenho a agradecer mais uma vez pela oportunidade de ter desbravado mais um pequeno mundo…..

De volta aqui com vocês, com força total! Beijos Saudosos…………….

Serviços:

Barraca do Chef- Av. Litorânea, nº 1, Praia de São Marcos- Telefone: 98-3235-4440

Cabana do Sol- Rua João Damasceno, 24 A- Farol de São Marcos 98-3235 2586 / (98)3227 6270

Uma resposta para “Viagem a ilha do Amor – São Luiz do Maranhão….”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *