Entre os dias 11 de junho a 31 de julho, acontecerá em seis capitais brasileiras, o Projeto Grande Área 2014, que consiste em ações artísticas que envolverão 13 artistas visuais, cujos repertórios transitam pelas diversas linguagens presentes hoje no campo das artes visuais contemporâneas, com destaque para Intervenções Urbanas, Projeções em grande escala, Performances, Videoarte e Grafite.

grande area

Com curadoria de Xico Chaves e Luiza Interlenghi, o Grande Área tem como foco a difusão das artes visuais contemporâneas, valorizando a produção de artistas brasileiros residentes em diversos estados que desenvolvem os seus trabalhos na fronteira com  outras manifestações artísticas, tais como o teatro, o cinema e a poesia. 

A proposta é valorizar manifestações artísticas experimentais, ampliando o alcance do público para possibilidades artísticas instigantes e transversalizadas.

Os artistas levarão para espaços urbanos as seguintes temáticas: imagem e memória (Alexandre Rangel); a experiência da passagem do tempo nas sociedades controladas por câmeras de vigilância (Maria Helena Magalhães); a memória e seus laços com o imaginário quando emergem em vivências prosaicas na experiência da cidade (José Rufino); a constituição da subjetividade a partir encontro de tradições e o mundo atual (Paulo Meira); o enfrentamento dos conflitos individuais por meio da experiência do duplo/o irmão gêmeo (Marcelo Coutinho); o caráter performático do corpo em seus trânsitos urbanos (CEIA); a interlocução entre habitantes de áreas remotas do país e grandes centros urbanos (Roberta Carvalho); a arte pública com expressões do grafite nordestino (Acidum, Derlon e convidados); a cultura popular como expressão vigorosa e crítica do pragmatismo urbano (Ronald Duarte); e o resgate da história (Guga Ferraz).

grande area1

Em São Paulo será exposto na Casa das Rosas, o Projeto Symbiosis. O projeto que acontece desde meados de 2007, consiste numa série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica, em copas de árvores, no espaço público da cidade, misturando, a um só tempo, intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação.

Como se sabe, Symbiosi é um termo da ecologia, que designa uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. E é dessa forma que a symbiosi aqui proposta ocorre, com dois entes, imagem e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte e criando com ela um novo ser, um UNO. E dessa relação, uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma criatura verde, uma árvore observadora. As imensas esculturas verdes e iluminadas provocam no passante e/ou no fruidor da obra uma espécie de susto, de medo, como aquele misto de espanto e magia.

O Grande Área acontecerá em cidades onde o Ministério da Cultura (MINC) e a Funarte possuem representações: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

 

SERVIÇO

Grande Área 2014
São Paulo
Vídeo
Artista:
Roberta Carvalho (Belém)

Título do trabalho: Série Symbiosis

Macroprojeção em vídeo sobre copas de árvores. Projeção de vídeos, com faces de habitantes de áreas remotas na Amazônia, em copas de árvores da Casa das Rosas, na Av. Paulista, 37.

Datas: 04/07 a 08/07/2014
Hora: Das 19h à 1h
Local:Casa das Rosas, na Av. Paulista, 37


Carla Palmieri

Carla Palmieri é uma Mulher feliz. Graduada em jornalismo, utiliza sua formação para compartilhar com seus leitores seus conhecimentos e experiências em revistas, jornais e portais de internet. Hoje seus principais interesses são gastronomia, gastro-turismo e moda. Amanhã, quem sabe que área terá o prazer dos seus insights?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *