E meu mais recente giro pelo mundo aconteceu na África do Sul, em Cape Town, um lugar fascinante e com uma beleza natural de tirar o fôlego. Há muito tempo eu tinha vontade de visitar esta cidade que, segundo alguns brasileiros, mais parece um Rio de Janeiro melhorado, com menos favela, mais amplo e arborizado, e eles estavam certos. Uma mistura de praias, florestas e vida urbana que se harmonizam naturalmente.

Enquanto estiver na cidade reserve sempre um tempo para ver o pôr do sol, seja onde você estiver, mesmo que esteja dentro de um quarto de hotel, posso garantir que você terá um prazer imenso toda vez que abrir a janela e contemplar um dos espetáculos mais bonitos da natureza. Agora, se você é mais aventureiro e tem fôlego de leão, sugiro que suba até a Table Mountain (Montanha da Mesa). Para os mais hiperativos, a subida será de quase 2 horas a pé, mas se você é uma pessoa normal, assim como eu, e quer apenas contemplar a vista com uma champa na mão, a opção mais sensata é utilizar o Table Car, uma cabine giratória, rápida e segura, e que vai te permitir chegar lá no topo em 5 minutinhos.

E a galera que não tem problema algum com labirintite (e é mais corajosa) também pode apreciar o final do dia subindo a Lions Head, que fica do ladinho da Table Montain. A subida demora menos e do alto você vai ver praias, o centro da cidade e todo o seu entorno. Só tente saber antes como estará o tempo (isso também vale para a Table Mountain!), porque em Cape Town o clima pode mudar de uma hora para outra. No mesmo dia podem rolar todas as estações do ano, o que torna o lugar mais curioso ainda.

Seal’s Island

O Cabo da Boa Esperança é lugar obrigatório para quem visita a África do Sul, e vou ser muito sincera: aqui foi minha melhor descoberta, a área que mais me causou emoção. Venta, faz frio mesmo com sol, mas a paisagem natural e a energia do lugar é algo que ocasionará uma lembrança inesquecível à sua alma. O passeio passa por Hout Bay, muito visitado por turistas, com restaurantes e várias embarcações ancoradas, mas que faz sucesso mesmo porque de lá saem os passeios para visitar a Seal’s Island (Ilha das Focas), um passeio lindo! Em geral passa-se também por Boulder’s Beach, bastante conhecida por ser a praia dos pinguins e ter um mar com visual super caribenho.

E se você é um adorador de vinhos, ou ainda sonha em ser um sommelier nas horas vagas, você não pode rejeitar uma visita em uma das centenas de vinícolas da maior região produtora de vinhos na África do Sul, Stellenbosch. Seus vales e propriedades adicionarão mais beleza em sua viagem gastroturística. Eu visitei apenas três delas, La Motte, Anthonij Rupert e Fairview Wine and Cheese. Vale mencionar aqui alguns detalhes importantes: você não paga para entrar, e lá dentro você decide se quer apenas conhecer o recinto, experimentar o vinho, fazer um tour guiado, ou tudo isso junto. Não se esqueça de experimentar a uva da África do Sul: Pinotage, e leve uma mala extra, porque os vinhos são de excelente qualidade e com preços camaradíssimos.

Tem gente que acha meio baixo astral, mas eu não achei e adorei o passeio a Robben Island. Para quem desconhece, foi nesta pequena ilha que Mandela e seus companheiros de luta ficaram encarcerados por 25 anos. O lugar retrata uma parte triste da história da África do Sul no que se refere à luta contra o apartheid, e a energia de Mandela pode ser sentida em cada canto deste santuário da natureza. O passeio de barco até lá tem um puta visual!

Bem, ir à África e não fazer um safari é perder uma das aventuras mais fantásticas da sua vida! Fiz um e jamais vou esquecer o contato quase íntimo com animais que eu nunca tinha visto ao vivo na vida. Não será um dos passeios mais baratinhos da sua viagem, mas garanto que valerá cada centavo. Fomos conhecer o Garden Route Game Lodge, que está localizado pertinho da cordilheira de Langeberg (mais ou menos 4 horas de Cape Town). É um game lodge (pousada de caça no original, mas hoje as caçadas são só fotográficas) ideal para famílias porque é super kids friendly. As game drives ocorrem pela manhã e no finzinho da tarde, que é quando os animais selvagens estão mais ativos. Os passeios são feitos com guias e o game reserve é o lar de elefantes, leões, búfalos, rinocerontes brancos, girafas, cheetas e outros animais. Você fica hospedado ali mesmo, com direito a spa, boa comida e quartos incríveis.

Outro passeio imperdível pelo significado do lugar é Agulhas. Aproveitamos para conhecer este que é o encontro dos oceanos Indico e Atlântico com um pequeno desvio do caminho em nossa volta do Game Lodge. Paisagens lindíssimas em uma cidadezinha pitoresca, dominada por um antigo farol, com piscinas de pedras para possibilitar o banho no mar gelado são algumas das atrações daqui.

Os bons de garfo terão também muitas alegrias na África do Sul, onde se come muito bem e os preços são camaradíssimos. Vale dizer para não economizar neste quesito, porque comer e beber aqui não irá te falir. Longe disso: quando a conta chegava para nós, geralmente íamos conferir porque sempre achávamos que tinha algo errado, no bom sentido (rsrs). Em Cape Town a regra é a mesma para todo gastroturista, os restaurantes mais disputados da cidade requerem reserva, e alguns deles podem ter meses de espera. Fora isso, a cidade está repleta de cafés, bares e, para os curiosos, muitas cozinhas que provavelmente nunca experimentaram, como a culinária da Namíbia ou Moçambique.

Bellini

Vou citar três lugarzinhos que eu adorei ter conhecido: Bellini: culinária italiana, café e com um décor que deixará seus olhos brilhantes. Você pode visitá-lo quando for à feira mais famosa da cidade para um café ou uma cidra (a África do Sul produz as melhores cidras do mundo). Kloof Street House: é um casarão antigo que foi transformado em um maravilhoso restaurante intimista, com vários ambientes e uma luz aconchegante. Ficamos no jardim, apreciando o paisagismo, as esculturas e as pessoas estilosas que por ali entravam e saiam. O menu não decepciona, é variado e contemporâneo, provamos carne de avestruz e adoramos a daqui! Vale sugerir que se faça reserva antes, mas se não puder, a espera no bar pode ser mega-gostosa. E o The Crypt: um bar de jazz surpreendente. Para chegar até ele, você deve dar a volta na Catedral de Cape Town, seguir até os fundos e descer os degraus que levam até a cripta. Sim! É ali, cercado pelas tumbas antigas que você pode desfrutar de uma excelente mixologia, drinks incríveis, enquanto ouve jazz da melhor da qualidade. Nós tivemos a sorte de curtir a Big Band da Cape Town University enquanto no balcão comíamos petiscos e bebericávamos nossos drinks tentando ler as lápides de mármore sobre os espelhos do bar. Uma experiência fascinante!

The Crypt

Compras? Vinhos, Peri-Peri (pimenta local), máscaras africanas e túnicas são essenciais na sua lista de compras. Mas você também poderá desfrutar de shoppings modernosos, como o Victoria Wharf. Ali, não deixe de visitar as marcas locais de cosméticos Africology e Rain Africa, uma loja é vizinha da outra, com coisas incríveis a preços ok; e para os homens a barbearia do local, em estilo londrino, com produtos finíssimos. Visite também o comércio da famosa Long Street. Nesta imensa rua você irá encontrar muitas lojas de artesanato e moda local. Apenas cuidado com sua bolsa e telefone, neste pedaço há muitos pedintes de rua, vale ficar atento! E não deixe de visitar o Green Market Square, para quem gosta de pechinchar (e muito) na hora de comprar artesanato este mercado ao ar livre é o melhor lugar da cidade. O local tem pouca estrutura e é formado apenas por barracas em uma praça do centro da Cidade, mas vale a pena. 

Green Market Square

Eu poderia falar por dias de Cape Town e da África do Sul, é preciso deixar registrado que as surpresas do dia a dia quando estamos viajando também são fascinantes, e você deve descobri-las à sua maneira. Super recomendo esta viagem e espero voltar a maravilhosa Mama África, que me recebeu de braços abertos!

P.S.: Gratidão a Guilherme Hildebrand e Marcos Geromini, companheiros desta viagem que fizeram desta experiência algo inesquecível!

 

Serviço

Garden Route Game Lodge
N2, Albertinia, 6695

+27 28 735 1200

Bellini
40 Short Market Street, Green Market Square, 8001 Cidade do Cabo

+27 21 424 3347

The Crypt
1 Wale St, Cape Town City Centre, Cape Town, 8000, África do Sul
+27 79 683 4658

Kloof Street House
30 Kloof Street, 8001 Cidade do Cabo

+27 21 423 4413

Victoria Wharf
Breakwater Boulevard, 8002 Cidade do Cabo
+27 21 408 7600


Carla Palmieri

Carla Palmieri é uma Mulher feliz. Graduada em jornalismo, utiliza sua formação para compartilhar com seus leitores seus conhecimentos e experiências em revistas, jornais e portais de internet. Hoje seus principais interesses são gastronomia, gastro-turismo e moda. Amanhã, quem sabe que área terá o prazer dos seus insights?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *