Benedito Pane & Pasta – Pães Orgânicos Artesanais

O achado desta vez é a Benedito Pane & Pasta, que faz um pão orgânico artesanal com fermentação natural, incrível.

Eduardo_Seyrer_Benedito
Pão todo mundo gosta, todo mundo come, mas ele sempre é colocado como vilão na guerra dos humanos contra a balança. Se a gente não pode comer qualquer pão, então por que não procurar um pão especial, sem aditivos e que agregue valor nutricional à nossa alimentação? Foi isso que eu fiz! Mas a busca pelo pão ideal passa pela “estrada dos rótulos” e suas informações assustadoras… Se você ler o rótulo de tudo que fica na “sessão saudável” do supermercado vai perceber que nada daquilo é realmente “saudável”. Não tem como, tudo que é industrializado, precisa ser estocado, precisa ser transportado, e vai conter todo tipo de conservante disponível; O que é produzido em grande escala, mesmo que tenha escrito no rótulo, orgânico, natural, artesanal, não vai ser… É uma realidade!

Eduardo_Seyrer_Benedito (1)
Nessa fuga dos pães “quase naturais”, “quase artesanais”, “quase integrais” foi que apareceu o Alexandre Alves! O cara entende de pão! Alexandre é daquele tipo de pessoa perfeccionista, que nunca faz as coisas pelo jeito fácil… Tudo tem um motivo, tudo tem uma função, tudo tem uma história e o pão dele não poderia ser diferente. Pra começar a fermentação é natural… Que diferença faz isso? Toda! Primeiro que, se um pão comum demora umas quatro horas pra ficar pronto, o de fermentação natural demora no mínimo 24 horas, isso se o clima ajudar. É meu amigo… Pão que fermenta naturalmente é temperamental. A grande vantagem da fermentação lenta é que dá mais aroma e sabor ao pão, e é nutricionalmente muito mais interessante, já que a origem do fermento biológico comum é sempre um “mistério”. Outro aspecto muito legal do pão de fermentação lenta é que ele se conserva naturalmente… Eu fiz o teste e o pão fica vários dias intacto, óbvio que vai desidratando, mas fora isso não acontece mais nada, portanto, se os micro organismos do fermento “protegem” o pão, vão proteger também sua “barriguinha”. Ainda tem o detalhe que todos os ingredientes são orgânicos, difícil encontrar um produto em que tudo é realmente orgânico, raridade. As receitas foram desenvolvidas pelo próprio Alexandre, o preparo é totalmente artesanal, o que dá uma nobreza e uma beleza ao pão, se a gente não pode comer tudo que quer, que pelo menos possamos comer o melhor e que alegre nossos olhos.

Eduardo_Seyrer_Benedito (2)
A Benedito Pane & Pasta, faz três tipos de pães para seus clientes: O de Trigo Orgânico, que é parcialmente integral; O de Centeio, que usa farinha de centeio integral e o Sem Glúten, que é o único pão sem glúten, com fermentação natural, que eu tenho notícia, disponível no mercado. Os três são ótimos, mas o Sem Glúten com fermentação natural é a “estrela” da Benedito Pane & Pasta; Para quem treina e não aguenta mais comer pão de queijo, pra quem “tá de mal” com o glúten, pra quem tem uma leve intolerância, é um achado! Nenhum deles leva óleo, açúcar, conservantes, ou nenhum tipo de ingrediente que não seja farinha orgânica, água mineral e sal, só! Até o sal é caprichado, é um sal marinho, não refinado, repleto de minerais e com iodo orgânico (melhor assimilável pela tireoide). Sentiu que o pão é saudável até o último detalhe né? O segredo é a simplicidade dos ingredientes, muita técnica e muito trabalho pra chegar num resultado perfeito; O pãozinho é bem neutro, vai bem com doces e geleias, casa bem com frios e sanduíches, puro também é uma delícia. O pão nobre pode ser usado em várias receitas, em uma salada, acompanhando sopas. Ideal pra servir numa mesa de frios, de queijos e vinhos, com fondue então, nem se fala…

Eduardo_Seyrer_Benedito (3)
Você encontrar os pãezinhos na Queijaria, ou pode encomendar alguns diretamente com o Alexandre Alves. A Benedito Pane & Pasta também faz formatos e tamanhos especiais sob encomenda, é um pão super saudável, mas acima de tudo é um pão gourmet, vale a pena experimentar.
Recomendo!

Eduardo Seyrer

 
Benedito Pane & Pasta

Alexandre Alves
Tel:
(11)  961 959 564

https://www.facebook.com/beneditopanepasta

beneditopanepasta@gmail.com

Pães de 500gr – Preço médio R$ 13,00

A Queijaria
Rua Aspicuelta, 35 – Vila Madalena – São Paulo – SP
Tel: (11) 3812 6449

https://www.facebook.com/aqueijaria