DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço, acontece em Setembro!

Olha que novidade gostosa para a galera que está precisando de um bom motivo para sair de São Paulo em busca de um novo safari gastronômico. Durante todo o mês de setembro, o sul de Minas receberá a sétima edição do DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço

A edição deste ano terá como tema “Nossos Azeites – Terroir Mantiqueira”, e reunirá cerca de 18 restaurantes da cidade que, ao longo do mês, irão oferecer pratos criados especialmente para o evento, utilizando alguns dos melhores azeites do Brasil. Referência no cultivo e processamento de oliveiras, a região da Mantiqueira, no sul de Minas, possui mais de 100 produtores de azeites, distribuídos em 60 municípios.

Entre as atividades abertas ao público estão workshops do espaço Senac Móvel Turismo e Hospitalidade, que acontecem de 04 a 06 de setembro, no estacionamento do Parque das Águas, em São Lourenço. Entre os temas estão “Os Segredos dos Vinhos e suas Harmonizações“, no dia 04 de setembro, das 19h às 21h, e “Harmonização de pratos com azeite”, no dia 06 de setembro, de 19h às 21h.

De 06 a 09 de setembro, acontecerá a tradicional Vila Gastronômica no Estacionamento do Parque das Águas e Calçadão II, em São Lourenço, que irá reunir produtores e restaurantes para apresentar a gastronomia da região. No espaço destinado à Cozinha Show, haverá palestras e aulas práticas de receitas ministradas por chefs regionais como Juliana Venturelli, autora do livro “Lenha no Fogão: entre prosas e receitas” e as cozinheiras tradicionais nele retratadas, além dos Chefs Ramom Damasceno, Beliene, Constance Godtfredsen e Luciano Rodrigues de Avellar, do Senac MG, e o especialista em azeites Sandro Marques, que estará lançando o “Guia de Azeites do Brasil Safra 2018”.

Os visitantes poderão conferir ainda uma extensa programação artística, com espetáculos musicais e cênicos, além da exibição de filmes durante o III Cine Degusta. Entre os dias 19 e 20 de setembro, a cidade irá sediar também o II Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade, proporcionando o encontro com experientes palestrantes de diversas áreas sobre o tema.

Aqueles que buscam experiências vivenciais poderão acompanhar visitas guiadas às fazendas produtoras de café com a “Rota do Café especial” e “Encantos do Café especial”, a “Rota do Azeite e Queijo” nas terras altas da Mantiqueira, a Fazenda Biodinâmica “Do Pé ao Pote” e ao “Sitio Lagoa Seca“. Durante os passeios, feitos com reservas antecipadas, os participantes terão a oportunidade de interagir com os modos de fazer da culinária mineira.

Para o público que gosta de experimentar o maior número de pratos participantes do festival, o Passaporte Degusta estará novamente presente e os consumidores receberão um carimbo com pontos acumulados a cada prato saboreado. Ao atingir a meta de consumo, eles serão premiados com uma cesta com produtos típicos da região.

Que saber sobre tudo que vai rolar por lá? Clica aqui! E divirta-se! 

 

Curta e siga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *