Piraí- um refugio recheado de paz e aconchego!

Em minhas andanças pelo mundo, “trombei”em mais uma cidade fofa….e pertinho da gente! Localizada a 73 km da capital fluminense, entre as montanhas da Serra das Araras, a pacata cidade de Piraí ao longo dos anos vem se tornando um destino gourmet para os gastroturistas de toda região sudeste.

pirai city

Além de ser um dos maiores polos de produtores de tilápia do Rio de Janeiro, em Piraí atualmente está instalada uma das maiores produções de noz macadâmia do país, por possuir condições de solo e clima favoráveis.

E para propagar estas duas especiarias de grande valor para a gastronomia brasileira, a prefeitura criou há 11 anos um festival gastronômico, o Piraí Fest. Durante os três dias de festival são oferecidos aos cerca de 100 mil turistas que visitam a cidade, além da gastronomia local, shows musicais e outras atrações artísticas e culturais, oficinas, exposições, feira de artesanato, concursos, cursos e workshops com chefes renomados do Brasil e do exterior. Este evento já é considerado o maior festival de gastronomia do estado do Rio de Janeiro.

Além da gastronomia o lugar possui outras atrações turísticas para quem estiver visitando o Vale do Paraíba. Passeios em pequenas embarcações no Lago Kopp, banhos nas águas claras e atrativas da Cachoeira dos Três Saltos, e o Casarão de Arrozal, considerado um marco na região por ter hospedado diversas vexes D. Pedro II e sua comitiva imperial. A cidade também é um belo refúgio romântico para os casais que buscam tranquilidade e descanso, por possuir um clima ameno com dias ensolarados e mornos.

Piraí oferece boa infraestrutura com pequenos hotéis, pousadas e alguns restaurantes. Durante a nossa visita, tivemos a oportunidade de conhecer a Reserva Aroeira (www.reservaaroeira.com.br), uma das mais sofisticadas pousadas da região. Um reduto privativo, rodeado por inúmeras belezas naturais, que oferece aos visitantes uma nova concepção em hotelaria com ambientação rústica charmosa e requintada, atendimento personalizado e atividades ecológicas.

reserva

A Reserva Aroeira também é referência em alta gastronomia, portanto é indispensável a visita ao restaurante comandado pela chef e sócia Ana Catharina Marques Lisboa. Aberto a não hospedes, seu menu é composto por uma gastronomia contemporânea elaborada com ingredientes locais. Vale ressaltar que quase todas as ervas e hortaliças utilizadas no preparo dos pratos são da horta local.

Estando no Rio de Janeiro, vale a visita a esta simpática cidadezinha perdida entre as montanhas que a cada ano vem sendo descoberta por cada vez mais amantes da boa mesa. Enjoy!

Pirai

Acesso: Rodovia Presidente Dutra sentido Rio de Janeiro, km 237.

Crédito imagens: Roberto Salgado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *