Dica de Filmes: A Moda sendo revelada através da 7° arte!

 

A dica vai para os amantes da moda; para os amantes da 7° arte e o principal para quem tem a absoluta certeza de que um não vive sem o outro..rs…Para mim Moda e Cinema são a química perfeita!…risos….em todo filme que se preze o figurino é de extrema importância…eu particularmente sempre reparo no vestido que a atriz protagonista está usando…risos….Além disso o figurino está acarretado de signos e significantes que determinam seu valor social, é o apelo de consumo….e o cinema vende sonhos e atualmente se transformou numa vitrine almejada pelas grandes marcas, se tornando uma grande vendedora de moda no mundo….well separei alguns filmes e documentários vistos no últimos 02 anos que são de extrema relevância para os amantes da moda…..Enjoy!

O diabo veste Prada

Grande sucesso de bilheterias, figurino fantástico e ótimo elenco, o livro que virou filme…. mostra a relação de uma estagiaria em uma revista de moda e sua chefe, a esnobe e controladora editora-chefe. Uma mensagem subliminar a Anna Wintour.

Valentino: The Last Emperor

Comemoração dos 45 anos de carreira do estilista italiano, o documentário registra o trabalho e processo criativo de Valentino e sua equipe, Destaca-se o momento em que ele anuncia seu afastamento da marca.

Yves Saint Laurent – His Life and Times

Um retrato do falecido Yves Saint Laurent, que além de ter se firmado no mercado como um dos mais importantes estilistas da história, se mostra extremamente tímido e receoso de sua identidade e sexualidade. Há também um outro documentário, com foco em seu atelier, chamado ‘Yves Saint Laurent: 5 Avenue Marceau’.

Histórias de Elle

Num filmes repleto de imagens de arquivo, os sessenta anos da revista Elle são retratados com celebridades, dicas de beleza e apoio ao feminismo.

Pano pra Moda

O mercado da moda brasileira através de entrevistas com profissionais do ramo, editores de moda, fotógrafos, estilistas, etc.. Uma historia geral do mercado de moda e sua representatividade.

Beyond Biba: A portrait of Barbara

Lançado em 2009, o filme conta a história da grife Biba, fundada por Barbara Hulanicki nos anos 60, e que virou fenômeno mundial e firmou Londres no calendário da moda.

The September Issue

Um dos  documentários mais aguardados no universo fashion, fala sobre a publicação de setembro 2009, da revista Vogue, que bateu recorde de vendas e foi a maior de todas, pesando quase 2kg. A lendária Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, é filmada em diversos momentos nos bastidores da edição mais cobiçada do ano. O documentário mostra Anna acompanhando os grandes desfiles internacionais, e trabalhando com tendências, estilistas e produções.

Coco Avant Chanel

Com a ótima atuação de Audrey Tatou no papel da grande estilista; o filme mostra a historia de Gabrielle Chanel antes de se tornar uma das maiores designers do mundo. Nada como conhecer a origem humilde e os inicio da vida e carreira da mulher que simboliza a liberdade feminina. Isso tudo acompanhado de um belo figurino, já que a Maison Chanel abriu seu arquivo para o filme.

Marc Jacobs & Louis Vuitton

O highlight deste documentário, que acompanha o diretor criativo da Louis Vuitton durante um ano, é sem dúvida a simpatia contagiante de Marc, cuja genialidade é escancarada.

Lagerfeld Confidential

Com diversas filmagens feitas no dia-a-dia do kaiser da Chanel, o estilista mostra sua classe, cultura e conhecimento de arte, cinema e moda. Uma prova de que pode existir inteligência no mundo superficial da moda.

Prêt-à-Porter

Com um elenco sensacional, os atores Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Kim Basinger, Rupert Everett, Forest Whitaker, Julia Roberts e Tim Robbins, as tops Naomi Campbell, Linda Evangelista e Claudia Schiffer e celebridades como Cher, Bjork e David Copperfield se juntam neste clássico da moda. O filmes se passa na semana de lançamentos das coleções prêt-à-porter, em Paris.

Qui êtes vous, Polly Maggoo?

Praticamente uma sátira ao mundo da moda e seus excessos. O filmes mostra Dorothy McGowan como a top model Polly Maggoo, num mundo de sofisticação e roupas surreais aclamadas.

Funny Face

Conta a historia de uma balconista de livraria, que é descoberta pelo principal fotografo de uma grande revista de moda. Ela se torna uma grande modelo, e entre o romance vivido entre Audrey Hepburn e Fred Astaire e as diversas musicas e danças, encontra-se um retrado interessante do mundo fashion.

Zuzu Angel

Entre os filmes brasileiros, a historia de Zuzu se destaca, o longa mostra sua carreira de estilista, que projetou a moda brasileira no mercado exterior, e a triste luta travada na busca de seu filho Stuart, desaparecido durante a ditadura militar.

A Notebook on Clothes and Cities

Uma conversa entre o cineasta Wim Wenders e o estilista Yohji Yamamoto, discorrendo sobre processos criativos, identidades e criação.

The Intern

Uma estagiária de uma revista de moda, que busca um futuro em meio a loucura de publicações e desfiles. Moda em uma comedia romântica.

Unzipped

Baseado na carreira de Isaac Mizrahi, estilista de sucesso da década de 90, é mais um fime que mostra os bastidores de desfiles de alta-costura, recheado de brigas entre modelos, estilistas, e até por melhores lugares na primeira fila.

Seamless

Mesmo diretor de Unzipped, Douglas Keeve mostra neste filme dez aspirantes ao prêmio do concurso da Vogue em parceria com o CFDA, focando a arte da criação de moda e as complexas exigências de mercado.

Lista de filmes que pode servir de referência da moda do século XX organizada cronologicamente.
1920 – Moderns (Allan Rudolph, 1987)
1926 – The Lodger (Alfred Hitchcock, 1926)
1931 – Henry e June (Kaufman, 1990)
1939 – A era do rádio (Woody Allen, 1987)
1946 – Gilda (George MacReady e Joseph Calleia, 1946)
1946 – E deus Criou a mulher (Roger Vadim, 1956)
1954 – Sabrina (Billy Wilder, 1954)
1955 – Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)
1956 – Cinderela em Paris (Stanley Donen, 1956)
1960 – Bonequinha de Luxo (Blake Edwards, 1960)
1962 – Hairspray (John Waters, 1988)
1963 – Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)
1966 – Blow Up (Michelangelo Antonioni, 1966)
1969 – Hair (Milos Forman, 1979)
1969 – Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)
1973 – Casino (Martin Scorcese, 1995)
1975 – Sid & Nancy (Alex Cox, 1986)
1978 – Os embalos de sábado à noite (John Badlan, 1978)
1986 – Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)
1987 – Máquina Mortífera (Richard Donner, 1987)
1994 – Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
1995 – Kids (Larry Clark 1995)

 

Uma resposta para “Dica de Filmes: A Moda sendo revelada através da 7° arte!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *