Barreirinhas, a ”porta de entrada” para o Paraíso…risos…..esta cidadezinha simpática do estado do Maranhão fica a 253km da Capital São Luís e esta localizada à margem direita do delicioso e enigmático Rio Preguiças….Lá a gente habitualmente pode ser chamado de Dona e/ou Patroa…rs….palavras estranhamente deliciosas ao ouvir dos seus habitantes…..pessoas agradáveis, de bom humor….e simpáticas….
Contam os mais antigos moradores que o nome de Barreirinhas, teve sua origem devido às paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças, às vezes ladeadas por dunas de areia e que foram denominadas, popularmente, de “barreirinhas”, termo que já era utilizado na região no fim do século XVII, bem antes da criação do município…
Vamos falar do Rio Preguiças……passear de barco, tomando vinho em cia agradável é uma das coisas mais fantástica desta existência….eu simplesmente fiquei hipnotizada por horas…..em sua margens ficam uma concentração de bares e restaurantes da cidade….nestes lugares têm música popular, boa comida e gente animada….Além disso, é possível sentar em seus bancos e apreciar a passagem indolente do Preguiças….sem falar do pôr do sol…..um fato dessa viagem que nunca mais me sairá da minha cabeça……rs….você ficara meio anestesiado com o espetáculo da natureza.
Neste lugar especial é possível buscar um aconchego de paz, fazer uma viagem tranquila para dentro de nós, em busca de sensações nunca antes habitada….Barreirinhas tem um cheiro, uma temperatura, uma energia única…..estar ali definitivamente foi uma pausa merecida.
Como era de se esperar, a comida em si dispensa comentários…..se for a Barreirinhas tem que experimentar as festas….rs…. e a pescada amarela, o sorvete de tapioca, Bolinhos de carne sol feito com macaxera no Bambaué……e uma bebidinha que deixa a gente meio docinha, mas é uma delicia….o famoso refrigerante cor de rosa chamado Jesus….
Indo a Barreirinhas você tem que ir a praia de Caburé, ela fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar….o lugar também é conhecido por Pequenos Lençois…..nesta praia você encontrará hospedagens simples (para os aventureiros vale a visita na pousada Caburé), casquinha de caranguejo do simpaticissimo Sr. Paturi, apoios aos passeios ofertados e para quem não dispensa por nada nesta vida…um ótimo banho de mar!
Agora vamos falar do lugar que realmente nos faz vibrar de dentro pra fora, de fora pra dentro….é um lugar único em todo o mundo…..uma atração de MA imperdível….um presente da natureza…. Estamos falando dos Lencóis Maranhenses….De janeiro a junho há o período das chuvas que cobrem as depressões entre as dunas do Parque com um conjunto de refrescantes lagoas (Não deixe de ver a mais linda delas, a Lagoa Azul, o nome já diz tudo!)…e o visual é incrível! Eu diria alucinante……..Surreal! São 155km …..de oasis, de deserto……é só escolher o que preferir……e o calor estará sempre presente….portanto chapéu, protetor solar e água são itens obrigatórios…
Em Barreirinhas você terá um bom motivo para largar o que ficou para trás e se aventurar em um novo começo…..será hora ideal para se livrar do peso, largar tudo mesmo…..e sair de lá com um novo pensamento, uma nova filosofia de vida….sem medo das novas apostas….
Novamente eu digo fuja para os Lençois Maranhenses……um maravilhoso escape de cobranças do que nós fomos e também daquilo que nós nao fomos…..Então corram e quem sabe não nos encontraremos por lá….porque eu ja voltei para São Paulo, com a idéia fixa de retornar em breve!rs
Beijos
1 comentário
Carla Palmieri · 1 de outubro de 2011 às 14:08
Obrigado Nonato pelas palavras gentis! Beijos