Quando eu recebi o convite, onde se lia “ Jantar inspirado nos Deuses”, eu logo senti que se tratava de uma experiência única. O Jantar Escandinavo criado pela chef Denise Guerschman, oferece de tempos em tempos, aos seus convidados, uma viagem gastronômica para a Terra dos Vikings, “Nossa intenção é mostrar aos brasileiros uma das melhores culinárias do mundo, com todas suas histórias e sabores”, revela Denise.

A autora desta belíssima experiência possui um currículo de expert no assunto, afinal foram oito anos vividos em Drammen, na Noruega, passando pelas cozinhas de chefs renomados como Eyvind Hellstrøm e EvenRamsvike foi de lá que trouxe toda habilidade e inspiração para seus banquetes. E tudo que você experimenta durante a noite é trazido diretamente da fonte, a chef costuma viajar todos os anos para os países nórdicos.

Todo o jantar é pensado nos mínimos detalhes, ao chegar ao local, você sentirá o clima nórdico já de cara: musica épica medieval, cadeiras com pele de animal e uma mesa gigantesca de madeira, onde os homens ficam de um lado e as mulheres do lado oposto, dando aconchego ao cenário . Em vez de toalha, jogos americanos marcam os lugares e os acessórios estão no mood norueguês.

Mas vamos falar do menu degustação; ao todo foram oito receitas sugeridas e todas elas harmonizadas com bebidas locais, e uma intervenção amiga aqui, não precisamos nos preocupar em entender as receitas, a chef tem o cuidado de explicar cada uma delas em cima de muitas histórias interessantes!

Nossa primeira entrada foi um Latkes (panqueca) feito de batata e cebola com salmão curado e defumado dentro de um vidro enfumaçado, o que ocasionou certo mistério na mesa. Na parte externa uma bolachinha feita com cinzas vulcânicas –  ela é super suave e tem um toque levemente adocicado, tem ainda creme azedo e ovas suecas –  dava as boas-vindas! Um ótimo início de jantar.

Na sequência uma sopa morna de lagosta e lagostim com creme azedo e dill e pão de algas islandês foi oferecido, e aqueceu meu paladar de maneira confortável. O Gin Norueguês, contribuiu para esta sensação!

Mais uma panqueca entrou no circuito, desta vez feita com bacalhau norueguês, bacon e geleia de mirtilo. Este prato geralmente se come no café da manhã, mas ainda bem que a chef ignorou este detalhe e o  trouxe para este jantar. Que combinação delicada e ao mesmo tempo pronunciada, uma explosão de sabores, sem perder a autenticidade de cada ingrediente.

A minha receita preferida da noite? Com toda certeza do mundo foi a Karjalanpiirakka, tortinha finlandesa de batata e alho poró com camarões, nozes-pecan, queijo azul dinamarquês e xarope de pinheiro da Noruega. Que receita perfumada, que combinação perfeita de ingredientes!  E a massa quebrava nos meus dentes com a maior delicadeza possível. Eu teria comido mais de uma, sem contestação!

Outro prato Imperdível e motivo de muita curiosidade foi a Carne de Rena, com molho de queijo marrom norueguês e geleia de lingoberry e gratinado finlandes de nabo. A carne defumada marcante no palato, muito saborosa e o molho deste queijo marrom é algo indescritível, os queijeiros de plantão irão se apaixonar!

Se você é daqueles que gostam de uma sobremesa com pouco açúcar, experimente os doces nórdicos; a torta morna com massa de amêndoas, recheio de ameixa com zimbro, em calda de baunilha é um balsamo para os que desejam apenas refrescar sua boca com algo levemente adocicado.

Quer saber quando vai ser o próximo? Clique aqui e não percam as próximas edições, a noite será linda e gastronomicamente perfeita!

 


Carla Palmieri

Carla Palmieri é uma Mulher feliz. Graduada em jornalismo, utiliza sua formação para compartilhar com seus leitores seus conhecimentos e experiências em revistas, jornais e portais de internet. Hoje seus principais interesses são gastronomia, gastro-turismo e moda. Amanhã, quem sabe que área terá o prazer dos seus insights?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *